segunda-feira, 7 de julho de 2008

4° dia em Roma - 06/07/2008

Último dia em Roma! Apesar de ser o nosso terceiro dia aqui, parece pouco diante de tanta coisa que tem pra conhecer. E até esse último dia ainda não tínhamos ido visitar a parte mais famosa da cidade, o Coliseu e o Foro Romano. Chegamos um pouco tarde no centro de Roma, em razão do cansaço do dia anterior, e a fila do Coliseu estava enorme. Então fomos conhecer o Palatino e o Foro Romano. Essa região que hoje está em ruínas já abrigou o centro de todo o Império Romano, onde ficavam os palácios dos imperadores, o Senado Romano, os órgãos administrativos, etc.

Estava muito quente esse dia e a gente ralou um pouco no Foro Romano e no palatino, porque o chão era muito cheio de pedras e tivemos que carregar o carrinho do Pedro em vários momentos. Mas o passeio foi ótimo. Saindo do Foro, fomos almoçar em uma barraquinha de rua para ganharmos tempo, pois ainda tínhamos o Coliseu para visitar. Comemos um panini (sanduíche bem mirradinho) e um refri e pagamos bem caro, pois o trailer ficava na região do centro. Aqui é tudo assim, se você quiser comprar uma garrafinha de água no centro vai pagar 3 euros (7,92 reais). Mas se comprar em uma padaria ou mercado um pouco mais distante vai pagar alguns centavos.

Falando em água, aqui em Roma existem diversas fontes de água potável no meio da rua e eles garantem que essa água é de altíssima qualidade. Dizem até que alguns moradores que vivem distantes do centro vêem até essas fontes buscar água. Grande parte dessas fontes ainda são alimentadas por sistemas de abastecimento que datam do império romano. Outro detalhe é que a água sai geladíssima das torneiras e das fontes. Parece que saiu da geladeira!! E o pior detalhes de todos: a água tem um leve sabor adocicado. Aqui eles devem achar normal, mas eu não consigo me acostumar com o sabor e as vezes parece que a água não mata a sede por causa desse gosto. Ainda não achei em lugar nenhum explicação para isso, mas deve ser algum mineral diferente na água. Ah, uma das coisas que o Pedro mais faz aqui além de dormir é beber água! Ele já se acostumou com o calor e fica pedindo: “água, água”! É engraçado! E ele bebe muito mesmo!

Na parte da tarde fomos ao Coliseu. A estrutura dele impressiona, pois ficamos imaginando como é incrível que no ano de 79dc os romanos tivessem a capacidade de construir um lugar tão grandioso. De lá decidimos sair para conhecer uma das igrejas mais legais de Roma, a San Giovanni in Laterano. Apesar de estarmos bem acabados, decidimos ir andando e fomos olhando umas lojinhas pelo caminho. Paramos pra tomar um gelato (pra variar!). Assim que chegamos na igreja vimos um guardinha falando com o pessoal que a igreja ia fechar. Corremos pra longe do guarda e demos uma olhada bem rápida pela igreja, que é realmente fantástica. Depois que o guarda colocou todo mundo pra fora, tiramos umas fotos da fachada, que também é linda. De lá pegamos o metrô para a Fontana de Trevi, pois queríamos olhar mais algumas lojinhas. Passamos pela Fontana pela terceira e última vez!! :-) Depois fomos pra Piazza di Spagna e de lá pegamos o metrô pra casa. Ao chegarmos no bairro do nosso hotel nós jantamos um kebab (sanduíche de carne com salada) e depois usamos um pouco a internet. Chegamos “mais cedo” no hotel e fomos arrumar as nossas malas, pois amanhã a saída será muito cedo.

Eu e o Pedro nos divertindo no Coliseu!

Nós do lado de fora do Coliseu

Família reunida dentro do Coliseu!

Em frente à Igreja de San Giovanni in Laterano, uma das mais lindas de Roma!

Ana se despedindo da Fontana di Trevi, a que ela mais gostou!

Pedro caminhando pelos arredores do Coliseu


Nós e os soldados romanos! :-)

Eu e o Pedro estudando o guia de Roma! ;-)

Pedro todo feliz com sua amada água!

Nenhum comentário: