segunda-feira, 5 de junho de 2017

Viagem para Europa com crianças no inverno

         A viagem começa com nossos sonhos e pesquisas... E assim começamos a planejar nossa viagem de férias com mais de 10 meses de antecedência e decidimos que iríamos conhecer a neve e esquiar pela primeira vez. Somos cinco: eu, marido e nossos 3 filhos. Nenhum de nós tinha tido contato com a neve ainda.

Aeroporto Internacional de Brasília, janeiro de 2016

          Decidida a atividade principal da viagem... Lá fui eu procurar qual seria o melhor lugar para irmos. Dólar e Euro nem estavam tão altos quando fizemos os orçamentos.. Mas na época da viagem o dólar estava custando aproximadamente 3,35 reais e o euro R$ 4,50.  Uma tristeza!
       Como as crianças ainda são pequenas (tem 8, 6 e 4 anos), queríamos um lugar que tivesse uma boa estrutura de esqui para eles se divertirem e aproveitarem bem os dias na montanha. Além disso, tinha a questão da língua, já que eles não falam fluentemente o inglês nem outra língua, comecei a ver países que falam espanhol, assim eles conseguiriam entender bem os professores de esqui.
           Pesquisando, pesquisando, pesquisando... (Hoje em dia é ótimo ter tantos relatos disponíveis na internet e cheios de detalhes!!) Até poucos anos atrás não conseguíamos quase nenhuma informação para viagens com crianças! :-)
          Surgiu a dúvida: Chile em julho ou Europa em janeiro. Os custos com a semana de esqui estavam muito equiparados. Mesmo com passagens mais caras para a Europa, os custos com hotéis, aulas de esqui e forfait (entradas para o dia na montanha) estavam bem caros no Chile. E ainda contando que teríamos oportunidade de ficar em uma vila de montanha charmosa e conhecer mais algumas cidades próximas, decidimos por procurar alguma Estação de Esqui na Europa.

Chegada em Barcelona, 2016

         Agora a questão era onde... Pesquisei vários lugares e o que mais se encaixou no que queríamos foi Andorra. Andorra é um pequeno país nos Pirineus, localizado entre a França e a Espanha. É bem pequeno mesmo! Tem uma via principal que atravessa o país, passando em todos os vilarejos, com saída nas fronteiras com a Espanha e a França. A língua oficial é o catalão, mas também são falados castelhano, português e francês. Hoje em dia é um próspero país devido ao crescimento do turismo e por seu status de "paraíso fiscal".  Em 2007, a população andorrana foi listada como tendo a maior expectativa de vida do mundo, com média de 83,52 anos. Realmente aquele ambiente e estilo de vida deve contribuir e muito para nossa saúde! Amamos conhecer aquele lugar! :-)
         Andorra é dividido em 7 regiões administrativas, que são conhecidas como "paróquias", com pequenas "cidades" distribuídas por elas.  O país conta com uma população de aproximadamente 70.000 habitantes, sendo que a maior e mais populosa cidade é Andorra La Vella.
        O país possui 2 Zonas de Esqui: Vallnord e GrandValira. Vallnord possui 2 Estações de Esqui: Pal Arinsal e Ordino Arcalis, com aproximadamente 100 km de pistas. Já GrandValira possui mais de 200 km de pistas interligadas, que podem ser acessadas de 6 estações (bases) diferentes: Encamp, Canillo, El Tarter, Soldeu, Grau Roig e Pas de La Casa (na divisa com a França).

Canillo, Andorra, 2016


        Escolhemos ficar em Canillo, um pequeno vilarejo charmoso nas montanhas. E separamos uma semana para esquiar. As aulas seriam de segunda a sexta. Vou escrever um post bem detalhado sobre nosso tempo em Canillo - Andorra e as aulas de ski com as crianças.


Arco do Triunfo, Parc de La Ciutadella, Barcelona, 2016

      Escolhemos chegar em Andorra pela Espanha, e uma das cidades mais próximas é Barcelona. Não conhecíamos e aproveitamos para ficar uns dias para conhecer aquela linda cidade! Compramos as passagens e depois de muitas pesquisa definimos nosso roteiro:


      - Viagem Brasília - Barcelona
      - 5 noites em Barcelona
                  * um desses fomos a Girona
      - Viagem Barcelona - Andorra (alugamos um carro)
      - 6 noites em Andorra
      - Retorno a Barcelona - mais 1 noite
      - Viagem Barcelona - Lisboa
      - 5 noites em Lisboa
      -  Retorno direto para Brasília   :-)

      Ufa! Depois de definir os dias e cidades, foram longos meses de leitura para fechar de vez nosso roteiro e definir nossas hospedagens. Preferimos alugar apartamentos pelo Airbnb do que ficar em hotéis, pois as crianças ficam muito mais à vontade e com mais espaço em uma viagem longa dessas. Então alugamos apartamento em Barcelona, na região da Sagrada Família (e amamos); em Canillo, bem perto da estação; e em Lisboa, no centro.


Isabela em Bracelona, 2016

      Na viagem tivemos dias maravilhosos e curtimos demais! As crianças aproveitaram todos os momentos e gostaram muito, mesmo não sendo daquelas viagens com roteiro voltado totalmente para eles. Tivemos a oportunidade de mostrar aos pequenos lindos lugares, monumentos, cidades antigas e ambientes bem diferentes daquele onde vivem. E essa é uma das maiores riquezas de uma viagem, conhecer o novo e esse fazer parte da nossa vida e memórias!
     Além disso, amamos a neve e esquiar... Os três pequenos rapidamente estavam esquiando... Mas esse é assunto para um outro post.
    Em 2016 o inverno não estava tão rigoroso, então pegamos uma média de 8 a 10 graus em Barcelona e Lisboa durante o dia. Um clima ótimo para caminhar bastante pela cidade. 
    Nossa última parada foi Lisboa, onde ficamos 5 dias. Amamos também conhecer a cidade e passear por lá! Sintra foi uma linda surpresa, onde passamos um dia incrível com paisagem de tirar o fôlego! Também tiramos um dia para as crianças brincarem no Kidzania e apesar de ser um pouco mais afastado, foi tranquilo de chegar (metrô + ônibus) e eles amaram.
    Com certeza foram dias que ficarão para sempre em nossa memória e trouxe grandes experiências para nossos pequenos.  Às vezes ficamos em dúvida de fazer uma viagem assim com crianças, mas temos que conhecer nossos filhos e vimos que eles conseguem sim acompanhar e ainda curtir bastante uma viagem dessa!!  :-)




   

5 comentários:

Maria Inês Vargas disse...

Oi Anita !!
Pegaram tempo ruim em Lisboa ??
Me parece que o inverno por lá e chuvoso !!

Anita disse...

Oi Maria!
Demos sorte e não pegamos nenhum dia de chuva. Os dias estavam ensolarados e com um frio gostoso. Podendo até ficar com casaco fino no meio do dia. Realmente o mês mais chuvoso é janeiro, mas não pegamos chuva! ;-)

Ana Lucia disse...

Olá gostaria de dicas sobre Andorra.

Ana Lucia disse...

Você algum Instagram ou face para melhor comunicação?

Anita disse...

@pequenos.viajantes