segunda-feira, 14 de março de 2016

Visita à Delfos Antiga e Meteora



VISITA À DELFOS ANTIGA

Uma das dicas mais frequentes que lemos sobre a visita ao sítio arqueológico de Delfos é de chegar bem cedo ao local para evitar aglomerações e principalmente o sol escaldante. Acordamos cedo e logo no café da manhã no hotel já cruzamos com dezenas de jovens ingleses de uma excursão. Tomamos café bem rápido e saímos de carro para o passeio. O sítio arqueológico é bem próximo da cidade, mas pra quem já está de carro vale a pena utilizá-lo, pois o sol torna qualquer caminhada mais pesada!

Estacionamos bem em frente à entrada e compramos os ingressos de 9 euros por pessoa, que também dava direito à visita ao museu. Por volta de 8h30min já estávamos subindo o famoso caminho sagrado de Delfos. Realmente valeu a pena chegar cedo, pois o local estava relativamente vazio! 





A cidade sempre teve enorme importância na antiguidade clássica, principalmente no período dos séculos 8 a.C. e 2 a. C. Isso porque o Templo de Apolo abrigava o oráculo de Delfos, cujas profecias tinham uma grande influência entre os gregos. Muitas guerras começaram e terminaram graças às respostas da sacerdotisa de Apolo, conhecida como Pítia, que era procurada por cidadãos comuns, reis e cidades. As profecias da Pítia costumavam vir em forma de frases nem sempre inteligíveis imediatamente e isso acabava dando margem para diversas interpretações. Um exemplo: antes de iniciar uma guerra contra os Persas, o Rei Filipe da Macedônia, pai de Alexandre Magno, resolveu consultar o oráculo de Delfos sobre a sua empreitada e recebeu a seguinte resposta: “O touro está enfeitado com grinaldas, o sacrifício está pronto”. O Rei interpretou a profecia como favorável, imaginando que o Rei da Pérsia seria o touro a ser sacrificado. Contudo, pouco tempo depois, antes de chegar a iniciar a guerra, o próprio Rei Filipe foi assassinado por um de seus guarda-costas. No fim, ele mesmo era o touro que seria sacrificado!

Além de toda a importância histórica, a cidade de Delfos é belíssima e sua construção aos pés do monte Parnasso é impressionante. A visão que se tem enquanto subimos até o topo da cidade é incrível. As ruínas em si também são interessantes e muitas estão sendo restauradas.






No caminho, passamos pelo Tesouro dos Atenienses, pelo Templo de Apolo, por um anfiteatro e no topo da cidade vimos um estádio onde eram realizados os jogos pítios. Apesar de termos ido bem cedo, o sol já pesava sobre as nossas cabeças e a subida ficava ainda mais cansativa. Mas ficamos impressionados em ver alguns idosos entre os turistas que subiam!

Descemos pela mesma trilha da subida e seguimos para o Museu Arqueológico de Delfos. O edifício não é grande, mas o conjunto de obras torna o passeio imperdível! O Museu abriga uma boa parte dos objetos encontrados nas escavações arqueológicas em Delfos. Um dos itens interessantes do Museu é uma maquete de como seria a cidade de Delfos na antiguidade. A visita nos dá uma visão muito mais precisa de quão grandiosa já foi a cidade de Delfos. Algumas pessoas inclusive sugerem que primeiro o turista visite o Museu para depois percorrer as ruínas. Mas preferimos seguir a ordem inversa, até mesmo porque o ambiente climatizado do Museu foi um alívio após a subida nas ruínas! 




Maquete da cidade antiga de Delfos




Saindo do Museu, seguimos de carro até as ruínas do templo de Atena Pronaia, o monumento mais famoso da região, construído entre 380 e 360 a.C. É possível chegar à pé, pois fica a pouco mais de 800 metros do sítio arqueológico principal, mas a essa altura já estávamos bem cansados, então resolvemos ir de carro mesmo! 




Retornamos ao hotel, arrumamos nossas coisas e após o checkout passeamos um pouco na rua principal da cidade. A cidade tem poucas ruas em Almoçamos em um bom restaurante (32 euros para dois) e deixamos a cidade por volta de 13h55min, rumo ao nosso próximo destino!

Salada Grega com queijo feta! Delícia!
A distância de Delfos a Meteora era de 230km, mas como as estradas da região são muito sinuosas, a previsão de tempo de viagem era de 3h a 4h. No caminho cruzamos novamente com belíssimas paisagens, passamos pela cidade de Trikala (Τρίκαλα), que é capital da região onde fica Meteora. Após alguns quilômetros, finalmente pudemos visualizar no horizonte as incríveis montanhas da região. Estávamos nos aproximando das cidades de Kalambaka (Καλαμπάκα) e Kastraki (Καστρακί), onde se localiza o conjunto de montanhas e mosteiros conhecidos como Meteora.

METEORA
Chegamos ao nosso hotel por volta das 17h00min. O Hotel Doupiani House fica na vila de Kastraki (Καστρακί), que é praticamente um bairro de Kalampaka. O hotel nos impressionou pela boa estrutura, pela qualidade do quarto e do atendimento e principalmente pela incrível visão! É difícil descrever, mas para isso que servem as fotos! Deixamos rapidamente o hotel para tentarmos aproveitar a luz do dia visitando o local e também para tentarmos assistir ao pôr do sol de algum dos mirantes da região.


A vantagem do hotel em que ficamos é que ele fica exatamente ao lado da pista que leva aos mosteiros. Subimos de carro diretamente para o maior dos mosteiros da região, o Moni Megalou Meteorou (Μονή Μεγάλου Μετεώρου). Pelo horário nós já sabíamos que não poderíamos entrar, mas aproveitamos para tirar algumas fotos da parte externa do mosteiro. Uma dica: vale a pena consultar antes o horário de funcionamento dos mosteiros na época da viagem, pois isso varia no verão e no inverno, e normalmente um dos mosteiros está fechado em cada dia da semana. De forma geral, no verão o funcionamento é de 9h às 18h.



Bem ao lado fica o mosteiro Varlaam e também um dos incríveis mirantes da região. Ficamos realmente impressionados com a belíssima visão a partir do mirante. É possível ver a maior parte das montanhas e dos mosteiros. 


Matheus na Pedra encima. Fiquei na estrada pra tirar a foto! :-)
Agora foto com zoom no mesmo lugar.

   Inicialmente ficamos com um certo frio na barriga em caminhar pelo mirante, já que se trata literalmente do topo de uma montanha com pedras bem lisas e que beiram um precipício, isso sem falar do vento fortíssimo. Mas aos poucos fomos nos soltando, mas não muito, pois o risco de queda é real! Tiramos muitas fotos e seguimos para mais alguns outros mirantes. Por volta de 20h50min assistimos ao espetacular pôr do sol do alto de um dos mirantes. Não havíamos planejado isso e foi uma experiência ímpar, muito marcante!



Completando 10 anos de casamento nessa viagem! Esse pôr do sol foi perfeito!

Ao anoitecer fomos jantar no centro de Kalambaka. A cidade é pequena, mas essa região central oferece bastante opções de lanches e refeições para turistas. Comemos pizza na Pizzaria Pizzaland (€20). Retornamos ao hotel por volta de 23h00.

        No próximo post contamos como foi nosso dia em Meteora visitando os mosteiros e logo depois seguindo para Atenas! :-)

        Nosso roteiro completo dessa viagem de 2014 pode ser visualizado nesse post.
         Instagram: @anamais3 

Nenhum comentário: