sábado, 20 de setembro de 2014

Trajeto Brasília - Atenas com Qatar Airways



DIAS 06/07/14 E  07/07/14

INÍCIO DE TUDO: TRAJETO BRASÍLIA - GUARULHOS

Aeroportos de Brasília – Curitiba - Guarulhos
Nossa viagem começou no dia 06/07/14 (nosso roteiro de viagem nesse post) no aeroporto internacional de Brasília e a primeira atração que pudemos conhecer foi o novo terminal de passageiros, concluído a tempo para a Copa do Mundo. O terminal é de altíssimo nível, com esteiras rolantes, amplas áreas de embarque, cadeiras confortáveis e diversas opções de refeição. Nosso voo deixou a cidade às 17:10 com destino a Curitiba, onde fizemos uma escala no (péssimo) aeroporto da cidade. Finalmente chegamos a Guarulhos por volta de 21:00.

 Novo Terminal do Aeroporto Internacional de Brasília.

 Praça de alimentação - Novo Terminal do Aeroporto Internacional de Brasília.

 Área de embarque do novo terminal.

Vôo Curitiba - São Paulo

Aeroporto de Guarulhos e Check-in na Qatar Airways
Lanchamos no Pizza Hut e após caminharmos por alguns minutos pelos terminais, fomos até o guichê de embarque da Qatar Airways e já encontramos uma fila relativamente grande às 23:00. Antes de acessar os guichês de check-in da companhia aérea, todos os passageiros passam por uma triagem de segurança, em que dois funcionários conferem os passaportes e questionam os motivos da viagem, o conteúdo das malas, etc. Para nós as perguntas foram em português, mas como grande parte dos passageiros eram estrangeiros, eles utilizavam o inglês normalmente.

Área de embarque internacional
Fizemos o check-in rapidamente e já nos dirigimos para a área de embarque no Terminal 2. Passamos um tempo no Duty Free para termos uma noção dos preços. De forma geral os preços de perfumes e produtos de beleza são ótimos, inclusive em comparação com os preços cobrados no exterior e em outros free shops. Ao sairmos da loja, pergunte a um funcionário sobre o novo Terminal 3 de Guarulhos, onde fica a Fnac e outras lojas, mas ele me informou que as lojas já haviam fechado naquele horário. Fomos até o Terminal 1 para tentar conhecer a sala vip do cartão Mastercard Black, mas para nossa decepção, a loja já estava fechada à 00:10. Retornamos para o nosso terminal e aguardamos o início do embarque. Nosso voo deixou São Paulo por volta de 2:45, sem muito atraso, rumo a Doha no Qatar.
 
VÔO NA QATAR AIRWAYS: TRAJETO GUARULHOS – DOHA

Visão geral da Qatar Airways
Realmente pudemos constatar, como já havíamos lido em diversos relatos, que a companhia Qatar Airways é excelente. O atendimento das aeromoças é muito cordial, o espaço para as pernas entre os bancos é um pouco maior do que a maior parte das outras companhias aéreas e o serviço de bordo não deixa a desejar. Além dos tradicionais travesseiros e cobertores, ganhamos da companhia uma bolsinha com um kit de viajante super-útil, contendo tampa olhos e ouvidos e escova e pasta de dentes. 
Kit de viagem - cortesia da Qatar Airways


Entretenimento à bordo
O sistema de entretenimento à bordo é incrível, com uma lista de centenas de filmes (inclusive lançamentos do tipo Homem-Aranha 2, divergente, o lutador, RoboCop, 12 anos de escravidão, etc.), seriados (The Big Bang Theory, etc), desenhos, jogos, etc. Um ponto negativo é que poucos filmes eram legendados em português (a maioria com legendas em chinês e árabe!). Falando nisso, uma coisa que achei bem curiosa é que, como a Qatar Airways oferece voos e conexões para o oriente médio e dezenas de países da Ásia, grande parte dos passageiros vem dessas regiões, de forma que o sistema de entretenimento oferece muitos filmes árabes, indianos, chineses, etc. São filmes bem diferentes do estilo a que estamos acostumados, mas são interessantes! Assisti ao filme “From Vegas to Macau”, uma comédia policial meio nonsense, mas me diverti bastante! Aparece até um personagem brasileiro, com forte sotaque carioca, fazendo o papel de chefão da máfia no Brasil!! 

Refeições durante o voo
Outra coisa que nos chamou a atenção foi o horário em que foram servidas as refeições à bordo. Logo de cara, por volta das 4:00, fomos surpreendidos com uma refeição. Obviamente achamos que se tratava de um café da manhã ou lanche simples. Mas se tratava de uma feijoada (!!!), nada muito atrativo para se comer na madrugada! Por volta das 10:00 foi servido um lanche, com sanduíche, frutas e sorvete Häagen-Dazs, e somente às 16:00 tivemos uma outra refeição maior. Sentimos um pouco de fome durante essas duas refeições, já que o horário do nosso almoço que foi pulado! Durante o voo é possível ir até o fundo da aeronave para pegar frutas e sorvete. Nossa conclusão: não falta comida no voo, mas o horário em que as refeições são servidas definitivamente não bate com o das nossas refeições regulares, o que pode ser um incômodo para a maioria dos passageiros que tem o hábito de ser alimentar nos horários. Na dúvida recomendamos que se leve um pacote de biscoitos, fruta, barrinha de cereal, etc, para lanchar entre as refeições maiores.

 Refeição à bordo na Qatar Airways

 Sobremesa servida na Qatar Airways!

Fuso horário e duração do voo
Um outro aspecto interessante do voo entre São Paulo e Doha é que avançamos no tempo em 6 horas em razão do fuso horário, de forma que saímos de SP de madrugada, viajamos durante um tempo com o sol, mas rapidamente ele se põe, já que estamos voando “para o futuro”! Essa confusão de fuso horário acabou nos afetando durante alguns dias, mas logo nos acostumamos. De forma geral o voo é bastante cansativo, especialmente pelo tempo de voo (14 horas). Uma dica é escolher pelo menos um lugar no corredor, pois como o voo é de longa duração, precisamos levantar com mais frequência para “esticar as pernas” ou ir ao banheiro. Infelizmente nossas poltronas eram na janela e no meio e ficávamos muito constrangidos de ficar pedindo ao passageiro do corredor para levantar para sairmos, mas tivemos que fazer isso pelo menos 2 vezes.

 Mapa do computador de bordo mostrando o trajeto Guarulhos - Doha

AEROPORTO DE DOHA - QATAR

Desembarque em Doha
Chegamos ao novíssimo aeroporto internacional de Doha (Hamad International Airport) por volta de 23:00 (17:00 no Brasil). O novo aeroporto de Doha foi inaugurado em abril de 2014 já pensando na Copa do Mundo de 2022 que será realizada na cidade e todos os voos da Qatar Airways foram redirecionados para o local desde maio de 2014. O aeroporto foi construído na sua maior parte em um aterro no mar. O lugar é gigantesco e muito bonito! Logo que desembarcamos já tivemos que andar bastante e rolar sobre esteiras até chegarmos ao raio-X que antecedia a área de embarque onde aguardaríamos por 8:30 nosso próximo voo para Atenas. O lugar é impressionante! Para nós que estamos acostumados com as áreas de embarque do Brasil, o choque inicial é inevitável! O lugar se assemelha mais a um gigantesco shopping center, com praça de alimentação, dezenas de lojas e enormes corredores que levam aos portões de embarque. Também achamos interessante um parquinho próximo à praça de alimentação, que é uma salvação para as famílias viajando com crianças! Uma curiosidade é que no centro do terminal há uma obra de arte(?): um ursinho de brinquedo gigante, que chama mais a atenção por ser meio sinistro do que pela beleza!

 Área de embarque do aeroporto internacional Hamad em Doha

  Área de embarque do aeroporto internacional Hamad em Doha (urso sinistro ao fundo!)

Área infantil no aeroporto.

Um dos prêmios "humildes" sorteados entre compradores do free shop de Doha

Praça de alimentação
Depois de passearmos por algumas lojas, fomos jantar na praça de alimentação. Há opções para todos os gostos, como salgadinhos, bolos, refeições, lanches, etc. As lojas aceitam dólar e euro, além da moeda local (Rial do Qatar - QAR), mas pagamos tudo com cartão de crédito sem maiores dificuldades. Fiquei feliz em me deparar com um Burger King! Paguei QAR 29,00 (U$ 8,05) em um Whopper duplo com refrigerante e batata aumentados. Já a Ana preferiu algo mais leve e comeu um muffin com um chocolate quente (QAR 34,00 - U$ 9,43). 

 Burguer King na praça de alimentação do Aeroporto Internacional Hamad

 Alguém reconhece o slogan?

 Jantar no aeroporto de Doha 

Diferenças culturais
Algo que nos chamou bastante a atenção desde que chegamos a Doha foram as diferenças culturais, marcadas não apenas nos rostos com traços árabes, indianos e orientais, mas também nos trajes típicos da região. Logo na chegada já passamos ao lado de alguns muçulmanos ajoelhados no meio do aeroporto, fazendo suas orações voltados para Meca, a cidade sagrada deles. Falando em orações, o aeroporto conta com duas salas de oração (Prayer rooms) na área de embarque, uma para mulheres e outra para os homens. Quando fui ao banheiro enquanto aguardava o voo, notei uma grande movimentação no local, então percebi que bem ao lado ficava a sala de oração dos homens. Cheguei até a porta discretamente e olhei o que havia ali. Na verdade é uma antessala parecida com um vestiário, local em que os muçulmanos costumam se lavar antes das orações, numa espécie de ritual de purificação (abdesto ou ablução).
Por todos os lados víamos homens vestindo longas togas brancas (thawb, thoub ou thobe) e lenços amarrados na cabeça com um cordão (keffiyeh ou kufiya), roupas típicas da península arábica. Os trajes femininos são dos mais variados tipos. Víamos desde mulheres com calça jeans, camisas e lenços na cabeça, até mulheres totalmente cobertas com uma toga preta e um véu translúcido sobre a cabeça e o rosto. Também vimos muitos homens e mulheres com trajes típicos indianos (parece que existem cerca de 500 mil indianos vivendo no país). Como o Qatar é um país que recebe cidadãos de diversos países do mundo, víamos todo tipo de trajes, inclusive ocidentais. Uma dica para os viajantes ocidentais que vão passar pela cidade ou apenas pelo aeroporto: tentem ser discretos nas roupas para não chamar a atenção e também como forma de respeito à cultura do país. Um link interessante que ajuda a entender um pouco as roupas islâmicas.

 Um dos trajes típicos dos Árabes.

 Apresentador de jornal na TV com traje típico.

 Até nos desenhos animados os trajes são típicos da região

Dormindo no aeroporto
O aeroporto de Doha é o principal hub internacional da Qatar Airways. Na prática, a quase totalidade dos voos que passam pelo aeroporto são dessa companhia aérea, com conexões para diversas partes do mundo. E uma das consequências disso é que o aeroporto está em pleno funcionamento 24 horas por dia e muitas pessoas acabam tendo que dormir no local esperando pelo horário de seus voos. Vimos pessoas dormindo das mais diversas formas possíveis, em cadeiras com braço, encostadas nas paredes e até em colchonetes no chão! Para os clientes vip da Qatar Airways existem salas privadas com várias cadeiras que são praticamente camas (quiet rooms). Para os que tiverem dispostos a pagar por conforto (140 QAR ou U$ 40, o aeroporto também oferece a Oryx Lounge, sala vip com todos os benefícios típicos. Por fim, para quem quer um pouco de conforto de graça, existem áreas nos terminais que oferecem lazer para as crianças, sofás com televisões e cadeiras no estilo “cadeira de praia” em que é possível se esticar e dormir com um certo conforto. A área é bem concorrida, mas tivemos sorte e conseguimos dois lugares para descansarmos por alguns minutos!
Uma curiosidade: em um determinado momento, enquanto estávamos sentados aguardando nosso voo, olhamos para as janelas de vidro do terminal e vimos que estava começando a clarear. Levei um susto, já que para mim estávamos em plena madrugada! E realmente estava amanhecendo, às 4:50 da manhã!! Pesquisei no Google e vi que nessa época do ano (Julho) o dia começa de madrugada e anoitece por volta de 18:30.

 Cadeiras na área de embarque do aeroporto internacional Hamad em Doha

 Área de lazer com parque infantil, sofás com TV e cadeiras para dormir

 Cadeiras para dormir na área de embarque do aeroporto de Doha

 Sol nascendo às 4:50 da madrugada

Internet wifi grátis e tomadas
Para passar o tempo, passeamos pelo terminal, descansamos e, é claro, ficamos no celular, já que o aeroporto oferece uma boa conexão wifi gratuitamente! Por todo o aeroporto existem computadores disponíveis para acesso à internet, tudo de graça! Uma dica fundamental: as tomadas do Qatar são completamente diferente das nossas no Brasil (três plugues achatados ou redondos), então é importante levar na bagagem de mão um adaptador de tomada para carregar o smartphone! É bom ficar atento também à voltagem (240v). Caso você tenha esquecido esse detalhe, vi que as lojas do aeroporto vendem o adaptador, só não sei o preço.
Finalmente, por volta das 6:30, entramos na fila para a área específica de embarque do nosso voo e por volta de 7:30 partimos para Atenas.

Tomada padrão de Doha - Qatar

 Computador disponível gratuitamente para acesso à internet

 Vôo Doha - Atenas

  Vôo Doha - Atenas

Pra finalizar, um vídeo que resume o primeiro dia de viagem:

 

Nenhum comentário: